

QUADRO DE ALTERNÂNCIA PARA 2 ELECTROBOMBAS
· Águas Residuais
Comando e proteção com alternância de 2 eletrobombas.
Descrição:
Caixa plástica 300x250x140 mm em ABS cinza RAL7035 com dobradiça e com tampa transparente em policarbonato, contactores e relés térmicos Danfoss. Relé de alternância para comando de alternância e simultaneidade. Funcionamento automático (AUT), manual (I) ou desligado (0), comandado em cada uma das bombas de forma independente por comutador de 3 posições com cápsula protetora. Ligação com tensão reduzida (12V) para comando remoto do arranque/paragem dos motores (pressostato, boia ou outro). Ligação com tensão reduzida (12V) para comando remoto de segurança (C11-C12) (pressostato, boia ou outro).
Proteção do circuito de comando através de disjuntor. Proteção do circuito de potência contra curto-circuitos através de disjuntor. Proteção do circuito de potência contra sobrecargas através de relé térmico. Indicação de presença de fase no circuito de comando (sinalizador amarelo). Indicação individual de motor ligado (sinalizadores verdes). Indicação individual de disparo térmico (sinalizadores vermelhos). 6 Bucins, para passagem dos cabos de ligação.
Funcionamento Depois de efetuadas todas as ligações corretamente, os relés térmicos deverão ser regulados de acordo com as intensidades nominais dos motores. O quadro deverá apresentar todas as sinalizações desligadas exceto a de presença da fase do circuito de comando. Com os comutadores na posição (AUT), sempre que o comando de arranque da 1ª bomba (C31-C32) fechar, será ligada uma das bombas alternadamente. Se o comando de arranque da 2ªbomba (C41-C42) fechar entrarão em funcionamento as 2 bombas em simultâneo. Se este comando reabrir, desligará a bomba que estiver a trabalhar há mais tempo.
A abertura do comando de segurança (C11-C12) faz desligar as bombas, independentemente das indicações dos comandos de arranque/paragem e dos comutadores (se em automático). Caso não se pretenda fazer uso do comando de segurança, este deverá ser fechado através de um "shunt". Com o comutador do circuito de comando na posição (I), a correspondente bomba liga, independentemente do estado dos comandos de arranque/paragem e de segurança. O disparo de qualquer dos relés térmicos devido a sobrecarga (sinalizadores vermelhos), faz com que a correspondente bomba se mantenha desligada independentemente das indicações de qualquer dos comandos.